
Como toda em moto fora-de-estrada, a XT deve ser observada com atenção.
O problema não é a utilização em si, já que foi prevista para a moto, mas uma eventual má utilização ou falta de manutenção em razão do uso fora-de-estrada.
Sinais de desgaste no quadro, tanque, motor, peças plásticas e rodas são visíveis, mesmo no caso das motos reformadas.
Desconfie de pinturas muito recentes, ou da presença de muitas peças novas .
O Odometro pode ter sido desligado.
Motor recém-pintado sem uma boa explicação também não é bom sinal. Verifique se o motor apresenta vazamentos na junta do cabeçote, ocorrência comum nesse tipo de moto.
Atente para ruídos incomuns com o motor frio, que podem indicar problemas nas válvulas ou nos comandos de válvulas.
Em alguns casos o acelerador “prende”, causando grande susto no motociclista.
Verifique o nivel o Oleo do motor e se esta novo (recém trocado).
As vibrações também causam o desaperto de parafusos, principalmente do acabamento. Mas não confunda as vibrações do motor com do sistema de embreagem, que indicam problemas.
A embreagem você verifica quando com a moto ligada você com a embreagem acionada engrena a segunda marcha e com o freio dianteiro apertado até o fundo, tenta soltar a embreagem gradativamente como se fosse andar, para ver se ela trepida. Em seguida aperte a embreagem novamente e solte o freio. ( Teste feito.)
Verifique ainda se o interruptor do freio traseiro e dianteiro estão funcionando. (Se ao acionar os freios a luz acende.)
Tenha em mente que, apesar de muito resistente, a XT tem peças bastante caras, um dos principais alvos de reclamação dos proprietários.
Observe a chave de ignição se esta gasta ou muito nova.
Não deixe de verificar todas a luzes pisca-pisca e faróis.
Experimente apertar o freio dianteiro e a manete de embreagem para verificar se esta muito mole ou muito duro,
( Pode significar que o cabo da embreagem esteja ruim ou não lubrificado e o freio sem óleo ou gasto.)
Olhe as pastilhas do freio dianteiro e traseiro, para ver se estão muito desgastadas.
Observe o estado de desgaste dos Pneus.
Veja em que Numero se encontra marca da regulagem da corrente. Para verificar se ja esta muito gasta, (Significaria um gasto alto pois quando se troca a corrente deve se trocar, pinhão e coroa também)
Ao conduzi-la pela primeira vez é bom lembrar que :
- A frente da XT é bastante leve em altas velocidades demanda atenção na condução.
- Em velocidade acima de 100km , o motor vibra bastante, é normal.
- Ao fazer curvas, principalmente Offroad, ela tem a tendência de sair de frente.
Porem este problema tem solução ou ao menos melhora bastante.
Veja em DICAS: - APRENDENDO A AJUSTAR A SUA MOTO OFF-ROAD.
Boa sorte!
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