BMW Motorrad - Oito décadas de vitórias
A história das motos BMW começou em 1923 com a R 32 e segue até os dias atuais com várias conquistas em competições importantes, como o International Six Days e o Rally Paris-Dakar, chegando agora ao Brasil, com a participação da marca alemã na 13ª edição do Rally dos Sertões.
Nos anos 30, a BMW passou a equipar o time alemão na disputa do Six Days. Em Gales, Ernst Henne bate o recorde mundial de velocidade em motocicletas. Nos side-cars, a marca tornou-se campeã com Josef Stelger, junto com a dupla Josef Jauemyer e Ludwig Kraus. Naquele tempo as provas de off-road já eram encaradas como importantes laboratórios de desenvolvimento de produtos.
A história da BMW sofreu uma interferência no período da Segunda Guerra Mundial, ressurgiu após o conflito e segue até os dias atuais.
Sucesso no deserto – A BMW estreou no Paris-Dakar, o maior rali do mundo, em 1979. Dois anos depois conquistou a primeira vitória com Hubert Auriol, um feito que se repetiu em 83. Já em 1984 e 85, a marca voltou a vencer, desta vez com Gaston Rahier.
A marca também fazia sucesso no Rally dos Faraós e no Baja Califórnia. Em 1987 encerrou-se a participação da BMW como equipe oficial. Mesmo assim, a marca continuou obtendo destaque com pilotos que utilizavam as motocicletas da marca. Eddy Hau, por exemplo, venceu a categoria Marathon do Paris-Dakar em 1988. Jutta Kleinschmidt, em 1992, tornou-se a primeira mulher a correr a prova.
Após dez anos de afastamento, a BMW voltou a se envolver com o Paris-Dakar em 1998. No ano seguinte, o francês Richard Sainct venceu a competição. Em 2000, ganhou os quatro primeiros lugares, com Sainct em primeiro seguido por Oscar Gallardo e Jimmy Lewis. Em 2001 a BMW Motos mudou o foco e começou a organizar sua própria competição, batizada de Boxer Cup.
Em 2005, a BMW do Brasil, com uma R 1200 GS HP2, participou oficialmente pela primeira vez de uma competição off-road no país e o Rally Internacional dos Sertões , a maior prova fora de estrada da América Latina e uma das maiores do mundo em número de participantes.. O escolhido pela BMW do Brasil para enfrentar este desafio foi Maurício Fernandes, experiente piloto que tem no currículo vários títulos e participações no conhecido Rally Paris-Dakar.
Em 2008 a BMW se entusiasmou com o Enduro, lançou a F 800 GS e promoverá em Outubro a prova - BMW INTERNATIONAL GS TROPHY , que acontecerá na Tunísia – África.
Fique ligado, a história continua!
Nenhum comentário:
Postar um comentário