sábado, 22 de novembro de 2008

TECNICAS BASICAS PARA MOTOCROSS E ENDURO - (MANUAL)



Este espaço eu dedico a todos aqueles que querem APRENDER ou APRIMORAR, a forma de condução Offroad em 2 rodas!
Me coloco a disposição para tirar qualquer dúvida assim como me coloco a disposição para dar aulas particulares para quem quizer ou necessitar.
Estarei sempre atualizando e aprimorando este manual, fique ligado!
BOA SORTE!
E na duvida....ACELERA!!!!!!



MANUAL DE TÉCNICAS BASICAS PARA CONDUÇÃO DE MOTOS.

TÉCNICAS BASICAS PARA AS MODALIDADES:

- ENDURO

- MOTOCROSS

- SUPERCROSS

-TRAIL

-TRIAL

1º - POSIÇÃO DE SENTAR NA MOTO:

- Sentar sempre o mais próximo possivel perto do Tanque.

- Apertar os joelhos contra o tanque

- Efetuar força nas pernas para baixo, contra as pedaleiras.

- Puxar levemente o guidon para tras.

- A cabeça deverá sempre se encontrar alinhada com a mesa do guidon,

seguindo sempre a linha das canelas da suspenção dianteira.

- Os braços deverão estar sempre com os cotovelos flexionados e apontados para cima e para fora. ( Ficando-se na posição identica ao exercício de flexão, contra o chão).

2º - O MOVIMENTO DO PUNHO DO ACELERADOR:

- Deverá ser sempre feito mexendo a mão em conjunto com o antebraço, sem abaixar ou movimentar o cotovelo.

3º - O ACIONAMENTO DA EMBREAGEM:

- Deverá se ter SEMPRE de prontidão 2 dedos ( indicador e o do meio)

pousados na manete em qualquer situação.

4º - O ACIONAMENTO DO FREIO DIANTEIRO:

- Deverá estar regulado de tal forma que possa ser acionado apenas com 1

dedo, sem tirar de todo o Acelerador.

- O ACIONAMENTO DO FREIO TRASEIRO:

- Deverá o pedal estar regulado de tal forma que o pé estará sempre pronto para acioná-lo sem ter de retirar o pé da pedaleira.

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MANUAL DE TECNICAS BASICAS PARA CONDUÇÃO DE MOTOS.

- TECNICAS PARA NADAR EM PÉ.

- A cabeça alinhada com a mesa do guigom.

- Os joelhos levemente dobrados para absorver os movimentos da moto.

- Ponta dos pés voltada para dentro, em direção ao motor.

- O apoio dos pés na pedaleira é com a planta dos pés (aonde a bota é mais reforçada) ou com a “bola” dos pés.

- Os joelhos pressionando a moto.

- Os braços levemente dobrados com os cotovelos apontando para fora e para cima, da mesma forma ajudando a absorver os movimentos provenientes do guidon ao encontro do corpo.

***(veja na parte de exercicios com bola de Volley para melhorar a performance, para ganhar mais confiança e condicionamento fisico para andar em pé na moto)

- TÉCNICA DE CURVAR SENTADO :

- Posicionar o corpo em direção ao Tanque, cabeça alinhada com as canelas da suspensão dianteira, pressionar a pedaleira de fora ( externa ao raio da curva),com força contra o chão.

O joelho da perna que esta efetuando a força na pedaleira de fora, deverá estar fechado e sendo pressionado contra o tanque.

Manter seu corpo centrado, com o movimento da moto.

Em caso de curvas de raio muito fechado, deixar a moto inclinar (para dentro do raio da curva) para efetuar o raio necessário e manter o corpo centrado efetuando força na pedaleira de fora.

Manter o cotovelo que esta do mesmo lado pedaleira de fora apontado para cima e para fora.

Assim que estiver saindo da curva e começar a acelerar novamente e a moto voltar a posição correta centrado e efetuar força nas duas pedaleiras e continuar acelerando.

***Observar sempre que o cotovelo esteja na posição correta, para fora e para cima e o corpo levemente inclinado para frente. E a cabeça alinhada com a mesa do guidom, seguindo a linha das canelas da suspensão dianteira.

PASSAR POR UM DECLIVE: \ ou / :

- De preferencia se posicionar em pé, e fazer força na pedaleira do lado OPOSTO ao Barranco. Desta forma dando tração e equilibrio a moto.

- Olhar sempre para frente olhando para onde se quer ir. Concentrar a mente para achar o melhor caminho a frente.

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MANUAL DE TÉCNICAS BASICAS PARA CONDUÇÃO DE MOTOS

EXERCICIOS PRATICOS PARA APRIMORAR A SENSIBILIDADE

SOBRE FREIO DIANTEIRO : ** SEM ABS **

Numa estrada de terra, linha reta, moto reta, posição do corpo centrado, sentado.

Segurar firme o guidom reto.

Em 2º marcha acelerando, (continuar acelerando progessivamente) e levemente aplicar o freio dianteiro até o ponto da roda dianteira travar, soltar logo em seguida e experimentar de novo, para se acostumar com a sensação,

O objetivo deste exercicio é conseguir andar na moto com a roda dianteira bloqueada. Este exercicio é para adquirir sensibilidade, equilibrio, e condicionar a reação correta caso a moto saia de frente ao freiar com o freio dianteiro.

Lembrando que na moto como no carro 70% do poder de frenagem esta na roda dianteira e apenas 30% na traseira. O freio traseiro nos possibilita equilibrar e mudar a direção da moto.

O dianteiro, freiar e mudar o ponto de equilibrio da moto.

** Atenção para NÃO inclinar, a moto, nem deixar o guidom virar **

10 - SUBIR LADEIRAS E PLANOS INCLINADOS.

- Manter o mesmo posicionamento de andar em pé. A cabeça alinhada com o guidom, o final da nossa coluna vertebral ( a Bunda) em alinhamento com o eixo da roda traseira, e os joelhos levemente flexionados e oa cotovelos na posição de flexão. A medida que o plano inclinado for aumentando o nivel de inclinação, vamos nos projetando para a frente, por cima do guidom, colocando sempre força nas pedaleiras para melhor tracionamento da roda traseira. Sempre apertando o tanque entra nossos joelhos, e mantendo a ponta dos pes voltada para o centro da moto (dentro). Os joelhos vão estar cada vez mais esticados a medida que o obstaculo ou plano inclinado for ficando mais vertical (radical).

11º EFEITO DOS FREIOS SOBRE AS SUSPENSÕES DIANT. & TRAZ.

- Num plano inclinado , com a Moto freada, ( os dois freios bloqueados), desligada e desengrenada.

Com a moto parada, sentado , o pé esquerdo apoiando o chão e o direito na pedaleira .Bloquear sómente o freio traseiro e soltar todo o freio dianteiro.

» Efeito na suspensão traseira - A traseira da moto desce.

- Com o freio traseiro pressionado , BLOQUEAR o freio dianteiro e

Em seguida SOLTAR o Traseiro.

» Efeito na suspenção dianteira - A frente desce.

- Sem que a moto se locomova , pratique alternadamente o exercício acima,

Até entender o movimento da suspenção.

Este exercício ajuda a entender a força física que atua sobre a moto quando

estiver aplicando os freios.

*** veremos mais sobre freios em saltos e manobras aereas mudanças de direção avançadas e emergenciais.

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MANUAL DE TÉCNICAS BASICAS PARA CONDUÇÃO DE MOTOS

11º DESCER LADEIRAS

*** este exercicio só deverá ser praticado após o completo domínio

da moto no plano, e o entendimento do exercício anterior (10).***

- Observar o posicionamento do corpo.

- Em pé, os joelhos pressionando a moto, o corpo levemente agachado

- Inclinado para trás e os braços mais esticados, a cabeça sempre alinhada com a mesa do guidon, ponta dos pés voltadas para dentro a BUNDA sempre alinhada com o eixo trazeiro da moto e caso necessario mais para tras possivel. (O banco da moto NÃO é o limite)

- Sempre usar o freio traseiro primeiro, para descer a suspensão traseira.

Mantendo assim o controle da direção.

Usar o freio dianteiro sómente o necessario, vigiando para ela não travar a roda.

Ao aplicar o freio dianteiro, você dimimui a capacidade de absorção de choques a suspençaõ dianteira estará se comprimindo, diminuindo o curso da suspenção dianteira, transferindo assim todo movimento para o corpo.

- Deixar a moto descer o mais solto possível, e de preferencia numa marcha mais alta sempre acelerando.

- Para acostumar com a sensação, experimente descer desengrenado para acostumar com os freios, depois descer com o controle do acelerador.

- Manter sempre a frente Alta & a traseira baixa.

- Aplicar o freio dianteiro sómente em terreno firme e liso, para não escorregar.

- Quando descendo uma LADEIRA COM PREDRAS, observar estes principios básicos , e deixar ela o mais solta possível, sempre comandando com o acelerador.

- Frear sempre antes da curva com a moto reta, NUNCA dentro da curva com ela inclinada.

- Acelerar gradativamente após o meio da curva, para manter o controle da moto fazendo preção na pedaleira de fora.

12º EXERCÍCIO DE CONTROLE DE CURVA - SENTADO & EM PÉ.

- Coloque duas marcas, afastadas uma da outra em linha reta 8 mts.

- Comece a desenhar um desenho em 8 em volta das marcas , devagar.

- Use 2ª marcha e depois tente em 1ª . Quanto mais devagar, mais difícil

se torna o exercício, maior terá de ser o controle sobre a moto.

- Após ter acostumado com o controle da moto, comece a diminuir o

raio das curvas , tornado o exercício mais difícil gradativamente.

- Diminua a distância entre as duas marcas, tornando o exercício mais

difícil.

- O segredo do controle está no uso combinado do acelerador, freio

Traseiro, embreagem, inclinação lateral do guidon e força na

pedaleira externa ao raio da curva.

- A moto poderá inclinar debaixo do corpo, mas o corpo permanecerá

sempre centrado em relação ao chão.

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MANUAL DE TÉCNICAS BASICAS PARA CONDUÇÃO DE MOTOS

13 – INICIAÇÃO AO SALTO.

- É importante observar que este capitulo só deverá ser iniciado após todas as etapas anteriores terem sido perfeitamente executadas.

O não cumprimento das etapas anteriores, poderá aumentar o risco de queda.

Em se tratando de uma modalidade do Motocross e Supercross,Enduro de preferência a moto deve ser adequada para este tipo de uso.

- Não é recomendado efetuar nenhum salto com motos do tipo “Street”, pois a suspensão não é adequada para isto.

O TREINO DEVERÁ SER EFETUADO EM SALTOS DO TIPO

“TABLE TOP” ( SÃO MAIS SEGUROS).

- Primeiro efetuar as etapas de aquecimento, observando o posicionamento correto em cima da moto. O aquecimento consiste em verificar o funcionamento dos freios, embreagem e o total controle sob a moto, de preferência executar alguns slaloms com aceleração e frenagem.

- Sempre antes de começar os saltos dar uma volta completa na pista (devagar) para o total reconhecimento da pista, seu estado e para se familiarizar com a condição do terreno.

- Abordagem aos saltos.

Conduzindo a moto em pé, perfeitamente equilibrado , com os joelhos pressionado o tanque , a ponta dos pés apontando para o centro da moto, observar que a cabeça esteja alinhada com a mesa do quidom, e a Bunda alinhada com o eixo da roda trazeira. (Formando um triangulo perfeito entre braços,cabeça e bunda).

Manter a moto acelerada em aceleração constante ou aumentando a aceleração na base da rampa do salto, até que a moto decole.

Após a decolagem tirar o acelerador enquanto está em vôo e antes de tocar o chão novamente voltar a acelerar para que a aterrissagem seja de forma continua e equilibrada dando continuidade a velocidade imprimida no salto.

REAÇOES DA MOTO NO POUSO:

Aterrissando com pouca aceleração a moto tenderá a deslocar o peso para roda dianteira desequilibrando a moto e o o piloto. ( Solução acelerar logo que tocar o chão)

Com a aceleração correta, a moto manterá o seu equilíbrio perfeito e o piloto se sentirá confortável para continuar acelerando em direção ao seu próximo obstáculo.

Aterrissando com aceleração demais, a moto tenderá a empinar, e deslocar todo o peso na roda traseira assim como o peso do piloto.

( Solução freiar com o freio traseiro logo que a moto tocar o chão)

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MANUAL DE TÉCNICAS BASICAS PARA CONDUÇÃO DE MOTOS

Entendendo mais sobre salto:

- A partir do momento que você começar a decolar com mais velocidade, permanecerá mais tempo no ar.

Dependendo da forma que abordar a rampa de salto, com muita aceleração ou totalmente desequilibrado, a moto terá reações após a decolagem.

- Ao entrar acelerando demais, a moto tenderá a elevar a frente de forma continua.

(poderá ser corrigido tocando LEVEMENTE, O FREIO TRASEIRO enquanto esta no ar).

- Ao entrar desacelerando antes da hora da decolagem, ou em posição desequilibrada a moto tenderá a descer de frente. O que é extremamente perigoso, pois todo o peso estará na roda dianteira e dificulta o controle de direção da moto.

(poderá ser corrigido ACELERANDO LEVEMENTE, enquanto esta no ar, mudando assim o centro de gravidade da moto antes da aterrissagem.


FIQUE LIGADO POIS VAMOS CONTINUAR......


(Este manual foi elaborado e criado por Astrid Mattheis, 20 anos de experiênca com motos Offroad em diversas modalidades, tendo sido proprietária da única Pista para treino Offroad motocross, Enduro, Trail e 4x4 no Rio de Janeiro / Petropolis. )

Um comentário:

Anônimo disse...

Astrid,meu Deus,como eu procurei na internet um artigo como o seu!!!Meus parabéns pela iniciativa!!!Achei as dicas super uteis e de fácil entendimento!Só me restou uma dúvida,bem de iniciante mesmo...Qual a marcha correta para saltar uma rampa?É nessessário mudar próximo do salto?Desde já,muito obrigado pelo post e,se possível,pela resposta!!
Um grande abraço e boa sorte!!