
A X-Raid Sails Capital Racing Team encara este que é o maior dos desafios buscando a vitória no mais famoso rali off road do planeta. Uma lista provisória de inscritos inclui 230 motos, 30 quadriciclos , 188 caros e 82 caminhões de 49 diferentes países que participarão deste evento, mas a X-raid necessitará superar a força das equipes de fábrica da Volkswagen e Mitsubishi para ter chances de lutar pela vitória na categoria carro pela primeira vez.
O BMW X3 CC tem sido desafiado pelos rivais de fábrica inúmeras vezes nesta temporada, com Al-Attiyah brigando com os Mitsubishis no Baja Espanha com o carro da x-raid alternando os melhores tempos em estágios com os Volkswagens e Mitsubishis nas duas etapas do 2008 Dakar Series.
O Dakar 2009 larga na capital da Argentina dia 3 de Janeiro com um curto deslocamento para uma especial de 371km em direção a Santa Rosa de la Pampa. Os trechos passam por regiões remotas da area rural argentina , com paradas à noite em Puerto Madryn, Jacobacci, Neuquen e San Rafael.
Dia 8 de Janeiro o evento chega a cidade de Mendoza,antes de cruzar a fronteira com o Chile no segundo dia mais longo do envento, dia 9. Esta seção consiste de 397km de deslocamento para a especial de 419km special nos Andes, em direção à costa do Pacífico chileno , no porto de Valparaiso, que abrigará o tradicional dia de Descanso no sábado, 10.
A ação competitiva se resume no Chile no Domingo,11 janeiro com o estágio de 294km entre Valparaiso e La Serena, com terreno similiar ao antigo Rally Patagonia-Atacama.A rota continua em direção norte do Chile até o deserto de Atacama, o maior e mais seco deserto do mundo, onde as equipes serão beneficiadas por um descanso merecido em duas noites em Copiapo.
A ação continua em alta altitude com a rota indo para leste cruzando a fronteira argentina chegando a Fiambala,após um duro trecho com 4700 metros acima do nível do mar. Uma vez que o rali retornou para a Argentina, a competição se resume em trilhas através de areias e dunas em La Rioja e nas mais tradicionais estradas do Mundial FIA de Rali em Córdoba, na segunda maior cidade argentina, dia 16 de janeiro.
Os estágios finais levam as equipes de volta para BUenos Aires no Sábado, dia 17, para a tradicional festa de encerramento e cerimônia, totalizando 5,652 Km de trechos competitivos num total de 9,574km.
Todos os seis pilotos correrão com duas versões do potente BWM X3 CC da X-Raid, vindos da vitória no Desafio do Deserto nos Emirados Árabes (UEA), Ha’il Saudi Baja, Baja Italy, Baja Espanha e Baja Hungria nesta temporada nas mãos de Al-Attiyah.A X-raid (equipe com sede em Trebur)estará em campo com a última especificação FIA dos X3 CC 2009 e também das versões 2006 do carro.
“Temos uma grande e forte equipe e muito experiente” afirma o entusiasmado diretor Sven Quandt. “Nossos pilotos tem uma larga experiência em todo tipo de rali e estou confiante que nossa preparação será bem recompensada com o sucesso em Janeiro".
“Temos desenvolvido o BMW X3 CC ha muitos meses e estamos satisfeitos com sua competitividade e atitude profissional de toda equipe".
Al-Attiyah recém coroado com seu terceiro título FIA da temporada, ao vencer pela quinta vez o Campeonato do Oriente Médio FIA em seis temporadas, amaria adicionar o Dakar em sua impressionante lista de vitórias. O piloto de Qtar finalizu em sexto na geral com Alain Guehennec em 2007,enquanto que o navegador Thörner já participou do Dakar várias vezes com o sul-africano Giniel de Villiers em 2005.
“É isto, o maior de todos,” diz Al-Attiyah. “Este é um evento que estamos nos preparando o ano todo e estou aguardando logo a largada. Já competi antes na Argentina no WRC e gostei muito dos estágios de lá. Mas, este será um desafio totalmente diferente. Temos demonstrado nos últimos meses que o novo BMW é mais do que capaz de vencer o Dakar.
“Sei que temos o ritmo e confiabilidade para vencer estágios, talvez obter a vitória, mas não será fácil. A Volkswagen está muito forte e a Mitsubishi tem um novo carro, mas encontraremos dunas menos difíceis que no Dakar na África e isso pode ser o diferencial, que poderia deixar a mim e outros pilotos WRC em melhor posição. A altitude também terá um papel importante para o set-up do carro em cada dia".
Chicherit, 30 anos, venceu um estágio do Rali Dakar no passado com seu navegador Matthieu Baumel.O francês foi parceiro de Al-Attiyah na Arábia Saudita no início deste ano vencendo um estágio no Leste da Arábia Saudita antes de mudar sua atenção para os preparativos finais do Dakar 2009.
Chicherit tem o pique para disputar o Dakar com os pilotos da linha de frente e este será um novo desafio para ele na América do Sul. O piloto vindo de Tignes, competiu pela primeira vez no clássico africano em 2005 e finalizou em 49° na geral e fez vários bons tempos em eventos off-road em 2008.
O piloto de 52 anos , e mais velho competidor na X-raid, Van Merksteijn tem também muita experiência nos ralis da Alemanha e circuitos de corrida, incluindo várias corridas de longa duração em carros de turismo.
Ele retornou aos ralis dois anos atrás e participou de vários WRC, além da participação do Dakar em 2006. Ele e seu navegador belga, Eddy Chevallier precisarão por toda suas experiências neste Dakar.
Chevallier tem também larga experiência no WRC e finalizou em nono na geral na categoria Caminhões no Dakar de 2004 e estava na liderança com Hans Stacey em 2005 até o motor falhar tirando suas chances de vitória. Em 2008, Chevallier finalizou em quarto na geral no Rali de Monte Carlo com o François Duval e venceu na categoria caminhão no Rali da Europa Central.
Terranova participou do Por Las Pampas Rally na última temporada e está determinado a finalizar entre os Top em sua terra natal, Argentina. Orlando Terranova é a esperança local para o sucesso, é certeza de que atrairá muitos fãs argentinos ao local para lhe dar apoio e contará com a vasta experiência de seu navegador Alain Guehennec.O francês já fez dupla com Al-Attiyah, com o ex-vencedor do Dakar , Pierre Lartigue, vencedor do Grupo N , campeão mundial Grégoire de Mevius e ex-campeão FIA ,Khalifa Al-Mutawei no passado. Esta será a 17ª participação de Guehennec no Dakar.
O russo Leonid Novitskiy é um dos mais rápidos pilotos no off road tendo finalizado em segundo na geral no recente UAE Desert Challenge. Ele e Oleg Tyupenkin esperam ficar entre os cinco primeiros para a X-raid russa a bordo do BMW X3 CC.
O alemão,René Kuipers, completa a lista . Ele já participou de vários ralis na Europa, inclusive vencendo o Rally Conrad, finalizando em terceiro no Hellendoorn Rally e quarto no evento de Lautzits deste ano.Seu navegador, Filipe Palmeiro tem considerável experiência em ralis ,tendo o português sido navegador do brasileiro Paulo Nobre "Palmeirinha" em eventos anteriores da X-raid.
Nenhum comentário:
Postar um comentário