
A YAMAHA XT 660R foi mais uma vez campeã do Rally dos Sertões 2008, pilotada desta vez pelo piloto RODOLPHO MATTHEIS (RUDY) da equipe Petrobrás /Lubrax , na categoria Brasil acima de 450cc. Adicionando mais um titulo importante para a XT e para a Yamaha.

A XT 660R foi a campeã do Rally Internacional dos Sertões 2006 sob o comando do piloto Yamaha Roidman Maldonado. Segundo ele, a motocicleta é altamente estável. "Vale lembrar que a competição é uma prova de fogo para qualquer modelo, nessa prova os veículos são expostos a condições extremas", acrescentou o piloto que vive em Ilha Comprida, litoral Sul de São Paulo.
A revista Motociclismo, da editora Motorpress Brasil, organiza o concurso Moto de Ouro. Com ele o leitor tem o direito de eleger a melhor motocicleta do Brasil de acordo com cada categoria. Na edição de 2006 a Yamaha foi eleita como a melhor em três das seis categorias existentes. Na Trail a XT 660R ficou na preferência dos eleitores com 26% dos votos. Este é o sexto prêmio da linha XT que a Yamaha conquista. A saga começou com a XT 600E que acumulou cinco títulos de melhor moto .
Novo motor com 660 cc de cilindrada com arrefecimento liquido, balancins roletados, monocilíndrico injetado e Sistema de Indução de Ar (AIS) concebido para fornecer torque a baixos regimes, distinguem a sua polivalência. Caracterizado por um diâmetro e curso do pistão - 100 mm x 84 mm, este novo propulsor bastante compacto é o monocilíndrico que passou por mais desenvolvimentos jamais concebidos pela Yamaha, as prioridades da equipa de engenheiros responsáveis foi o de depositar sua experiência em produzir um motor compacto, eficaz e leve, que é capaz de fornecer bom torque de 5,95 kgf.m a 5.250 rpm, garantindo uma ampla faixa de utilização. Este novo propulsor nasce acima das determinações da segunda etapa da licença para uso da configuração de Ciclomotores, Motocicletas e Similares (LCM), certificação do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), através do Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (PROMOT). Para uma ótima eficácia do processo de admissão, um injetor longo de 82,1 mm, (12 furos) fornece o combustível necessário por meio de uma borboleta de 44 mm de diâmetro no corpo do acelerador, instalado diretamente sob o cabeçote de nova geração. A fim de completar o sistema de injeção da XT 660R, o novo cabeçote foi trabalhado para melhorar o fluxo dos gases de admissão e escape que têm duas válvulas de admissão com 38 mm de diâmetro e duas válvulas de escape com 32 mm de diâmetro. Os dois pares de válvulas são inclinados a 20° para um melhor desempenho. Para obter uma melhor performance, os engenheiros da Yamaha não pouparam esforços e trabalharam sobre a redução das fricções internas tendo êxito ao mesmo tempo projetando um novo motor monocilíndrico; um dos mais leves, mais compactos e mais eficazes da sua categoria. Cada esforço foi feito para reduzir o peso do motor e melhorar sua performance; assim a nova XT 660R é equipada com um mecanismo de descompressão automático. Essa concepção é semelhante a utilizado nos modelos YZ e WR de competição. Permitindo um menor esforço do motor de arranque nas partidas. Com uma taxa de compressão de 10:1, o motor descarrega os gases queimados por meio de um duplo escape concebido em aço inoxidável. O fluxo atravessa então os duplos cotovelos do escape para os duplos catalisadores e silenciosos, permitindo assim a liberação de uma menor quantidade de gases poluentes e emissões sonoras nunca antes alcançadas por uma monocilíndrica. Para assegurar a esse novo motor ser o "mais limpo" possível, ele é equipado com um sistema de admissão de ar que introduz do ar fresco através do sistema de escape que permite a combustão completa dos gases (IAS). Para transmitir eficazmente a potência do motor, a transmissão de cinco velocidades foi re-escalonada completamente para oferecer suavidade e precisão, independentemente das condições de utilização.
Nenhum comentário:
Postar um comentário